sexta-feira, 26 de julho de 2013

Palestra sobre bioética com Sônia T. Felipe na Câmara de Vereadores de Rio Grande/RS

 Vídeo 1: Sônia T. Felipe inicia sua conferência indagando se é coerente ser ético com o ser humano sem sê-lo com os demais animais. Ao responder, afirma que há dois pesos e duas medidas no trato da questão em nossa sociedade, o que resulta em uma concepção moral deformada.
 
Vídeo 2: Sônia T. Felipe critica a moralidade que justifica a dominação do homem sobre os outros animais e que se baseia, para tanto, no fato de que nossa mente e linguagem são mais desenvolvidas. No desenvolvimento de sua argumentação, apresenta o conceito de sensiência, o qual fundamenta em sua argumentação o direito animal à liberdade e ao respeito.
 
Vídeo 3: Nesta parte, Sônia T. Felipe trata a dominação humana sobre os animais comparando-a ao escravagismo.


Vídeo 4: Dando continuidade a sua abordagem sobre o escravagismo animal, Sônia T. Felipe discorre sobre a história do silenciamento de pensadores que já argumentaram sobre a sensibilidade e inteligência dos animais, apontando, inicialmente, Sêneca, Ovídeo, Plutarco e Porfírio entre filósofos da Antiguidade (quatro primeiros séculos da Era Cristã) que eram "vegetarianos e defensores dos animais".
 

 Vídeo 5: Ao final de sua conferência, Sônia T. Felipe discorre sobre o abolicionismo animal e a ética vegana.
 
Sônia T. Felipe estará tratando do tema Bioética e educação ambiental  na conferência de encerramento da 5a JIOP e 1o CONAELE, dia 18 de outubro deste ano, na Universidade Estadual de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário